- O objetivo do meu poema é despertar o poema dos interlocutores e esse poema dos interlocutores é o que me faz buscar o meu.
- Em liberdade devem estar os seres humanos e pela razão devem ser moderados.
- O coração é o alicerce do mundo.
- No coração de cada um está o próprio futuro.
- O amor é a realidade transcendental mais próxima.
- Perguntar não é apenas requisitar uma resposta.
- E quando houver tempo para a guerra, guerrearei. Quando houver tempo para alegrar, alegrar-me-ei, quando houver tempo para reconciliação, reconciliarei, tempo para decidir, não hesitarei e quando houver o tempo para discordar não me omitirei. Enqüanto houver o tempo haja a mim também a interagir com este, não no passado que é morto, incapaz, cheio de remorsos e vanglórias, não no futuro que está distante, escuro, imprevisível. Quem disse que o passado virá a mim e me justificará se eu nada fizer no presente? Quem me garante que o futuro me dará tempo para realizar tudo o que planejei? Não murmurarei da falta de oportunidade com o passado, não negligenciarei o que me cobrar o futuro, nada disso farei a não ser simplesmente viver, simplesmente agir, simplesmente fazer no calendário que somente tem o dia de hoje.
- Uma pessoa que ama verdadeiramente pode ser injusta.
- Somente sai de mim o que dentro de mim há.
- Tudo é comestível.
- A ausência de tempo me abstém da prudência.
- A vida é para fazer do sofrimento algo contínuo e a morte traz o ser a juízo e mesmo se vier a ser reputada como má, ela concede a qualquer um a graça imerecida do alívio.
- O alívio é mais sublime prazer que a humanidade pode ter e todo mundo o terá na hora de morrer.
- A lei da inércia me pára, então viro um alvo fácil para o movimento da desgraça vir a colidir comigo. Se decidir agir e mover-me eu poderia evitar isso, mas dei ouvidos ao cômodo conselho desta lei e passei a esperar meu fim que não tardaria e viria a mim com volúpia e rapidez, pois a realidade cuidou de remover toda hostilidade que lhe seria como impedimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário